Consulta Pública sobre adesão ou não do HU à Ebserh é dia 29

23/04/2015 13:01

A Universidade abriu consulta pública sobre a adesão ou não do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A votação será no dia 29 de abril, das 8h às 21h, aberta para servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação stritctu sensu regularmente matriculados; os alunos do Colégio de Aplicação, para serem votantes, deverão ter a idade mínima de 16 anos completos no dia da votação. O resultado não é deliberativo: servirá como referência para o Conselho Universitário, a quem cabe a decisão final.

O Regimento da Consulta Pública fornece os detalhes de quem pode participar, os locais de votação, entre outras informações. O documento, disponível no site da Consulta Pública, foi elaborado por uma comissão formada por Alacoque Lorenzini Erdmann e George Luiz França (representantes de professores), Luciano Antonio Agnes e Ricardo José Valdameri (representantes dos técnicos-administrativos) e Marcus Vinícius dos Santos e Paula Vieira Parreiras dos Santos (representantes dos estudantes); a criação do grupo foi determinada pelo Conselho Universitário em março deste ano.

No site estão também os vídeos dos sete debates que foram realizados no ano passado e os relatórios das comissões, como forma de subsídio para a escolha. A votação e apuração terão apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do sistema de logística da Universidade e do Departamento de Segurança. “É tudo nos moldes da consulta para a escolha de reitor”, observa Alacoque, também presidente do Grupo de Trabalho.

As campanhas pela votação contrária ou favorável serão organizadas por frentes compostas, cada uma, por no mínimo dois servidores docentes, dois técnicos-administrativos em Educação e dois membros do corpo discente. Se houver diferentes frentes para representar uma mesma posição, o Grupo de Trabalho realizará a fusão dessas inscrições em apenas duas frentes. “Temos é que sensibilizar a comunidade para perceber a importância de participar com cidadania e prezar pela educação no processo, porque a Universidade precisa dar exemplo disso. O Hospital Universitário é parte fundamental da UFSC e extrapola a área da saúde”, diz a professora Alacoque.

Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC